Os benefícios que praticar atividades físicas pode trazer para a sua vida

Os benefícios que praticar atividades físicas pode trazer para a sua vida

Os benefícios de praticar atividade física fazem com que isto seja uma das resoluções de Ano Novo mais comuns entre as pessoas. Incentivado pelo verão, a busca para perder peso e viver de maneria mais saudável aumenta.

Apesar de parecer simples, a maioria das pessoas abandona a prática do exercício físico no decorrer das semanas por falta de motivação ou por não conseguir curar totalmente o sedentarismo.

Para que isso não ocorra, é preciso focar nos benefícios que a prática da atividade física pode trazer para a sua vida.

Troque o seu sedentarismo por uma vida ativa

Um estudo promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para números alarmantes da obesidade no Brasil.

Segundo a organização, os resultados coletados ao longo de 15 anos mostram que 47% das pessoas em fase adulta no país não praticam atividades físicas regularmente, fazendo com que o Brasil esteja a frente dos Estados Unidos e seja o mais sedentário na América Latina.

O benefício de praticar atividade física não só elimina o sedentarismo, como que com ele, também reduz as chances de problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns de tipos de câncer.

Muito além de prevenir doenças, a atividade física regular devolve a disposição e regula a prática do sono, ativando e estabilizando o metabolismo.

Melhora constante na produtividade

Com o aumento da disposição proporcionado pela atividade física regular, a produtividade diária também é afetada.

Para quem precisa conciliar a prática do exercício físico com trabalho ou estudo, o ideal é iniciar o dia praticando a atividade.

Isso garante uma melhora na concentração e na execução das tarefas ao longo do dia, fazendo com que a mente fique mais ativa e conclua as obrigações com maior facilidade.

Peso controlado

Ao iniciar uma atividade física do zero, o objetivo, na maioria das vezes, é a perda dos quilos indesejáveis, adquiridos por negligência ou por problemas de saúde.

Manter o peso ideal de acordo com a nossa altura, faz com que tenhamos menos problemas ligados ao enfraquecimento dos ossos.

Combinar a prática da atividade física com uma alimentação regulada por um nutricionista, não só nos faz baixar de peso, como também ajuda na sua manutenção, queimando calorias.

A melhora também está na saúde mental

Os benefícios de praticar uma atividade física não só reduz a chance de doenças crônicas, como também nos auxilia na melhora da saúde mental.

O contínuo acúmulo de estresse causado pelos compromissos diários do trabalho, faz com que sejamos suscetíveis a desenvolver ansiedade, um problema que já afeta 9.3% da população brasileira e coloca o país como recordista em mais uma análise da OMS.

A concentração durante a prática do exercício faz com que o indivíduo se sinta bem e realizado pelo momento de foco prazeroso que a atividade proporciona.

Isso faz com que ele consiga liberar suas tensões e tenha um dia bem mais tranquilo para lidar com cobranças.

Autoestima elevada

Os benefícios da prática da atividade física no campo da saúde mental também proporcionam o aumento da autoestima.

Isso ocorre pelo fato de o exercício físico ser o principal responsável para o crescimento da disposição física e mental, fazendo com que você se sinta mais confiante e melhore a relação da sua imagem diante ao espelho, possibilitando assim um convívio social mais harmonioso.

Gostou deste texto? Então não deixe de conferir as demais publicações do blog.